Domingo é o dia Nacional da Juventude.

28/10/2011 09:19

    Apresentando o tema Juventude e protagonismo feminino e o lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida, o dia nacional da juventude, mas conhecido como DNJ, comemora este ano o seu 26º ano de existencia e o tema e lema escolhidos este ano propoe reflexões inerentes ao universo juvenil, e se encontram no foco das discussões do novo projeto nacional da Pastoral da Juventude o Tecendo Relações.

    O projeto traz em seu nome o derivado da palavra tecer e também e se propõe a olhar sobre as relações. Relações que hora são tomadas pela beleza da resistência, por um mundo mais justo, humanizado e equânime e hora relações que são construídas pela imposição capitalista, patriarcal, homofônica e racista, que produz a morte.

    Eis o nosso desafio, resistir tecendo relações de vida, com protagonismo e ousadia, com práticas proféticas, pautando no dia-a-dia a superação da prostituição, da violência, do consumo desenfreado, do machismo e do preconceito.

    Precisamos estar vigilantes, movimentando-se ao encontro da juventude e dos/as empobrecidos/as. Tecer relações é olhar pra nós mesmos, mas é principalmente olhar o clamor do povo, é alargar as tendas das relações.

    Segundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 a 2015), “Como cidadãos cristãos, cabe nos empenharmos na busca de políticas públicas que ofereçam as condições necessárias ao bem estar das pessoas, famílias e povos. Urge que as comunidades e demais instituições católicas colaborem ou ajam em parceria com outras instituições provadas ou públicas, com os movimentos populares e outras entidades da sociedade civil, no sentido de reivindicar democraticamente a implementação e execução de políticas públicas voltadas para a defesa e promoção da vida e do bem comum, segundo a Doutrina Social da Igreja” (p. 76).

    Falar do bem comum, é ajudarmos na construção de relações respeitosas, amorosas, igualitárias, dialógicas e horizontais, é buscar que tenhamos pão em todas as mesas, mas também beleza e arte.

    Tecemos relações de vida, quando não banalizamos as relações, fazendo das mesmas descartáveis e utilitaristas, quando não desprezamos a necessidade do/a jovem de expor seus conflitos no campo da sexualidade, quando não nos afastamos do debate do projeto de vida, atribuindo a mídia essa responsabilidade.

    O Dia Nacional da Juventude é assim, cheio de possibilidades, historicamente ligado a luta social da juventude, é o espaço da vivência processual de ampliação de conhecimento, sobre diversos temas. Em especial em 2011 trata de discussões em torno do gênero, portanto façamos desse mais um momento de ampliarmos nossos olhares sobre a afetividade e sexualidade, sobre os direitos das mulheres, sobre as questões que tecem as nossas vidas.

    Nossa paróquia infelizmente não discutiu o tema esse ano e nem programou nenhuma atividade para a juventude que engloba as nossas 14 comunidades para esse domingo, dedicado especialmente pela CNBB a juventude nacional, no entanto nosso carinho e um abraço abrasador a todos os jovens que trabalham e contribuem pelo desejo de um mundo melhor, na qual Cristo é o fundamento e a resposta para nossas duvidas constantes, sim digo "nossas", porquê também sou jovem e sei o quanto queremos contribuir, mas por diversas vezes não sabemos como ou não encontramos espaço para difundir nosso amor da forma e do nosso olhar jovem, imaturo talvez, mas sempre alegre e vivo.    

    Faço minha as palavras de Bento XVI, "Queridos amigos, que nenhuma dificuldade vos paralise: Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa fraqueza. O Senhor concedeu-vos viver neste momento da história, repleto de grandes possibilidades e oportunidades, para que, graças à vossa fé, continue a ressoar o nome de Cristo em toda a terra".

Parabéns Juventude.

            Maicon Lima"