
A pastoral da Crisma realizou no dia 18 de agosto encontro formativo para catequistas da Diocese de Santo André, com palestra do Bispo Dom Nelson Westrupp, scj, e do seminarista Éverton Gonçalves Costa, no Instituto de Teologia, em Santo André. O objetivo é iniciar uma linguagem comum para os catequistas.
Segundo Dom Nelson, o catequista precisa vivenciar os mandamentos de Deus para ensinar os jovens. “Todos nós devemos ser autênticos discípulos de Jesus. Quem se torna um discípulo de Jesus é missionário”, ressaltou o bispo, que ainda alertou para falta de conhecimento da doutrina católica. “Essa é uma questão séria. Quem conhece a fé ensinada por Jesus Cristo não a abandona”, destacou.
Ele frisou também sobre a importância do encontro pessoal com Jesus. “Se você (catequista) realizar experiência pessoal com Jesus vai querer que outras pessoas também façam essa experiência com Jesus”, destacou. “Sem a graça de Deus nosso trabalho não vai resultar em nada”, completou.
Já o seminarista Everton explanou sobre o Ano da Fé, entre 11 de outubro deste ano e 23 de novembro de 2013, abordando o documento divulgado pelo Papa Bento XVI, a Porta da Fé. “Nós temos uma vantagem (em relação aos que viveram à época do Antigo Testamento) porque conhecemos o que aconteceu. Estamos com Jesus, mas muitas vezes nossa fé é tão pouca”, frisou. “A plenitude da nossa fé está em Jesus”, apontou.
Para o padre Gonise, Assessor Diocesano da Pastoral, a formação deixou pontos positivos aos catequistas. “Esse foi o primeiro encontro que tivemos a nível diocesano e espero que seja o primeiro de muitos. Queremos falar a mesma linguagem, com material comum para todos para uma mesma comunhão”, destacou o sacerdote. “Antes, fazíamos o encontro por região, mas acredito que conseguimos movimentar com toda a Diocese junta”, finalizou.
