Um pouco de história

A história do Projeto teve seu início com Pe. Leo Commissari, sacerdote italiano que chegou no Brasil em 1970 em Itapetinga (BA), onde viveu por 7 anos. Voltando à Itália sugeriu ao Bispo um projeto de missão diocesana que envolvesse padres, irmãs e leigos. O sonho realizou-se em 1980 quando os Bispos de Ímola e Santo André decidiram fazer um intercâmbio de padres e irmãs, o "Projeto Igrejas Irmãs". O grupo era formado por três padres e cinco irmãs da Diocese de Ímola que desde o começo escolheram trabalhar na periferia de São Bernardo do Campo (SP).

Em 1996 Padre Leo Commissari escolheu morar na favela para sentir na pele o sofrimento do povo. O sacerdote lutou a vida inteira para resgatar os pobres do esquecimento em que a sociedade os deixa.

Na noite do dia 21/06/1998 havia na favela do Oleoduto um acerto de contas entre traficantes, retornando de uma quermesse da Paróquia Jesus de Nazaré da qual era Pároco, devido a  escuridão ele ascendeu os faróis do carro e foi atingido com três tiros e veio a falecer minutos depois...

Hoje não temos mais a presença física dele mas percebemos que este projeto é muito vivo devido ao empenho e e dedicalçao de todos os missionários e missionárias que continuam a semear em terras brasileiras as sementes do   evangelho de Jesus Cristo.