Paróquia Jesus de Nazaré
Somos uma Paróquia muito populosa situada na região do Montanhão, abrangendo desde a Vila São José até a Vila Areião no via Anchieta, em São Bernardo do Campo-SP, Brasil, Diocese de Santo André. Uma região carente, vulnerável às mudanças de níveis sociais ali presentes, desde média a baixa renda. Uma localidade propícia para desenvolver trabalhos de evangelização e projetos sociais, e foi assim, com esse pensamento, que se desenvolveram todas as pastorais e ajuda à comunidade para o desenvolvimento humano e profissional tais como: Centro Profissionalizante Padre Leo Commissari, uma escola com infra-estrutura para acompanhar e formar profissionais de diversos setores (sem fins lucrativos), com base em doações e convênios com empresas privadas e órgãos do governo; bem como a Creche Margarida, ambos localizadas no meio da Favela do Oleoduto. A creche é um amparo às mães e crianças da região que necessitam de ajuda tanto para trabalharem quanto para o desenvolvimento da criança, sempre em comunhão com uma outra pastoral da Paróquia que é a Pastoral da Criança, que visa o acompanhamento e desenvolvimento das crianças que precisam de ajuda nutricional e valorizar a importância do apoio familiar.
Em cada comunidade existem também as equipes de caridade, que, além de ajudar as famílias carentes com alimentos, conta com a assistência de médicos voluntários e apoio moral e incentivo para irem em busca de novas oportunidades. Há também a Pastoral da Saúde que é de grande importância para tantas pessoas que não têm condições de se submeterem a tratamentos caros ou que não conseguem através dos meios públicos. Temos voluntários da área da saúde que os ajudam neste sentido. Existem também outros movimentos que acontecem em épocas sazionais como no período de Natal com projetos solidários a fim de abranger um número maior de famílias a serem ajudadas e promovidas.
Junto a esses projetos sociais, desenvolvemos também nosso principal objetivo que é evangelizar, em meio a tantas dificuldades no meio desta gente tão carente de dignidade humana. Estamos fazendo nossa parte como missionários levando o Evangelho e vida em comunidade para diversos pontos da cidade de São Bernardo do Campo. Desde o início do Projeto Igrejas-Irmãs, entre as Dioceses de Imola e Santo André, foram erguidas diversas comunidades e, com esforço e muito trabalho, numerosas capelas (igrejas), com ajuda dos paroquianos e de diversos colaboradores italianos e brasileiros.
História do Projeto
A história do Projeto teve seu início com Pe. leo Commissari, sacerdote italiano que chegou no Brasil em 1969 em Itapetinga (BA), onde viveu por 7 anos. Voltando à Itália sugeriu ao Bispo um projeto de missão diocesana que envolvesse padres, irmãs e leigos. O sonho realizou-se em 1980 quando os Bispos de Ímola e Santo André decidiram fazer um intercâmbio de padres e irmãs, o "Projeto Igrejas Irmãs". O grupo era formado por três padres e cinco irmãs da Diocese de Ímola que desde o começo escolheram trabalhar na periferia de São Bernardo do Campo (SP).
Em 1996 Padre Leo Commissari escolheu morar na favela para sentir na pele o sofrimento do povo e para ser sinal da Presença de Jesus no meio deles. O sacerdote lutou a vida inteira para doar o Amor de Jesus e resgatar os pobres do esquecimento em que a sociedade os deixa.
Na noite do dia 21/06/1998 havia na favela do Oleoduto um acerto de contas entre traficantes, retornando de uma quermesse da Paróquia Jesus de Nazaré da qual era Pároco, devido a escuridão ele acendeu os faróis do carro e foi atingido com três tiros e veio a falecer minutos depois...
Hoje não temos mais a presença física dele mas percebemos que este projeto é muito vivo devido ao empenho e dedicaçao de todos os missionários e missionárias que continuam a semear em terras brasileiras as sementes do evangelho de Jesus Cristo e graças ao compromisso de muitos leigos, engajados pelo Padre Leo nas várias pastorais da Paróquia.